Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
“O Investimento em Educação é fundamental para o futuro do país”
Margarida Mano considera que as consequências da atual governação estão à vista: professores desmotivados, pais revoltados e assistentes operacionais que escasseiam.
Margarida Mano defende que o Investimento em Educação é fundamental para o futuro do país. Num debate sobre este tema, agendado pelo PSD, a Vice-Presidente da bancada do PSD enfatizou que “um país sem investimento sério na Educação é um país ao abandono, é um país sem futuro. Ao fim de três anos de expectativas criadas e vergonhosamente defraudadas, as consequências das opções políticas erradas são indisfarçáveis. São sentidas nas Escolas, por todos, são sentidas em casa, pelas famílias. E é precisamente por isso, na defesa das gerações presentes e futuras verdadeiramente afetadas, que requeremos este Debate de Urgência”.
Recorda a deputada que, no passado dia 8 de fevereiro, recebemos a notícia da Comissão Europeia sobre o corte na despesa do Estado em 2019 será feito à custa da Saúde e da Educação. “Uma semana depois, na análise da execução orçamental de 2018, a UTAO conclui que o investimento ficou mais de mil milhões abaixo do previsto, com uma taxa de execução, na Educação de apenas 32,5%. É por isso que o chamamos aqui senhor Ministro. É ou não verdade que a despesa efetiva em Educação face ao PIB desce em 2019 relativamente a 2018, mas também relativamente a 2015? É ou não verdade que o orçamento para investimento diminuiu de 2016 para 2018 (24%), e que o previsto para este ano é inferior ao executado em 2015? Mas pior, é ou não verdade que, desde que esta equipa ministerial entrou em funções, a taxa de execução tem sido sempre inferior a 50%, descendo todos os anos? E que o ano passado, dos 80 milhões de euros previstos, só foram executados 26 milhões de euros? É ou não verdade que a execução em investimento em 2015 foi quase cinco vezes superior à verificada em 2019”, questionou a deputada ao Ministro da Educação.
De seguida, a parlamentar afirmou que este desinvestimento reflete-se na vida das pessoas: nas salas encerradas por risco de saúde pública; na falta de aquecimento; na diminuição das condições de segurança e videovigilância; na degradação e não substituição do parque tecnológico das escolas.
Depois de ridicularizar os números de execução do Programa de Remoção de placas de fibrocimento, que se fixam nos 0,15%, Margarida Mano declarou que outro exemplo do desinvestimento público é o da Parque Escolar. “Entre 2011 e 2015, foram requalificadas pela Parque Escolar mais de 60 escolas secundárias. Nesta legislatura, entre 2016 e 2019, foram concluídas apenas 5. Ou seja, 60 escolas em período de emergência foi considerado pouco, um ataque à escola pública segundo as bancadas que apoiam o atual governo, mas bastaram 5 escolas para garantir o vosso júbilo nesta legislatura.”
A terminar, Margarida Mano enfatizou que este abandono no investimento é material, mas é também moral. “O governo desperdiçou uma oportunidade inigualável em valorizar a Escola e a profissão docente. Oportunidade esta que nos próximos tempos não será repetível e que poderia e deveria ter sido aproveitada para melhorar as condições de todos os que constroem a Escola. Os professores estão desmotivados, os pais revoltados e os assistentes operacionais escasseiam. Na dimensão material, nunca houve tantas escolas fechadas e com problemas. Senhor Ministro: basta! É ou não verdade que o senhor é o responsável direto pelo desinvestimento na Educação?”

22-02-2019 Partilhar Recomendar
18-05-2020
Acesso universal às plataformas digitais no ensino já no próximo ano letivo
   
14-05-2020
Alunos do 11.º e 12.º anos podem ficar sem transporte no regresso às escolas
    Os social-democratas recordam os alertas de entidades, operadoras e municípios de todo o país que “afirmam não ter uma resposta capaz para os estudantes”.
06-05-2020
Escolas devem ter todas as condições sanitárias necessárias para a reabertura
    O PSD questionou o Governo sobre que medidas estão a ser tomadas para a nova realidade das escolas.
06-05-2020
Direitos dos alunos não podem ser colocados em causa
    António Cunha deixou uma palavra de apreço para com as escolas, os seus diretores e corpo docente, pois estes têm sido inteligentes e diligentes na resolução dos problemas das escolas.
29-04-2020
Remoção de amianto das escolas é fundamental para proteger a saúde pública
    Filipa Roseta exorta o Governo para que faça o levantamento exaustivo dos edifícios públicos que contêm amianto e que realize obras de remoção.
21-04-2020
Telescola deixa de fora alunos com necessidades específicas
    O PSD questionou o ministro da Educação sobre os apoios que estão a ser prestados no ensino à distância para alunos com necessidades específicas.
11-03-2020
Educação: governo deve avaliar a criação de um grupo de recrutamento da Intervenção Precoce
    Carla Madureira lembra que é ao governo que compete organizar os concursos de docentes.
05-03-2020
Grupo de Recrutamento nas áreas da Expressão Dramática e do Teatro não é prioritário para o Governo
    Gabriela Fonseca refere que esta postura do governo origina várias situações de precariedade.
28-02-2020
“O défice de qualificações da população é um problema que continua bem presente”
    Para Ofélia Ramos este é talvez o desafio mais estruturante e estratégico para o futuro do país.
14-02-2020
Carla Madureira: é preciso garantir mais justiça e equidade aos docentes contratados com horários incompletos
    A deputada entende que “é tempo de o governo assumir o compromisso de garantir um tratamento justo destes profissionais”.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
27-05-2020 Sessão Plenária
28-05-2020 Sessão Plenária
29-05-2020 Comissões parlamentares
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas