Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Duarte Marques e Nuno Serra questionam o governo sobre a situação do Politécnico de Santarém
Os sociais-democratas alertam que a instituição necessite de 2,2 milhões de euros até ao final do ano.
O Instituto Politécnico de Santarém precisa urgentemente de 2,2 milhões de euros para fazer face às suas responsabilidades imediatas denuncia o deputado do PSD, Duarte Marques, que acusa o Governo de “fraude política com o suposto sucesso do défice pois é conseguido à custa das instituições que ficam com a corda na garganta pondo em causa a qualidade da sua atividade. O Governo sabia em 2017 que este Orçamento na chegaria, por isso na altura votámos contra”
Os Deputados do PSD eleitos por Santarém, Duarte Marques e Nuno Serra, reuniram hoje com a nova Direção do Instituto Politécnico de Santarém para apresentar cumprimentos, conhecer a situação atual do IPS e avaliar o impacto do OE2019.
De acordo com o Relatório do Grupo de Monitorização e Controlo Orçamento do Ensino Superior, conhecido na semana passada, o Politécnico de Santarém encontra-se numa das situações de maior dificuldade para cumprir as suas obrigações até ao final do ano por via do subfinanciamento crónico existente. Esta informação foi confirmada esta manhã aos Deputados sendo as necessidades imediatas aproximadamente 2,2 milhões de euros.
Relativamente ao OE2019, a situação de partida do Politécnico de Santarém parece ainda mais preocupante pois ao défice estrutural de 2.2 milhões de euros, somam os custos das reposições remuneratórias, a integração dos docentes, a redução do valor das propinas e o Prevpap, que perfazem um buraco de 3,3 milhões de euros para 2019. Segundo Duarte Marques, o OE2019 “apenas aumenta em 260 mil euros para o próximo ano apesar dos encargos decididos pelo Governo aumentam em cerca de 1,1 milhões de euros. Isto vai agravar uma situação já de si muito preocupante”.
Duarte Marques revelou ainda que confirmou a sua preocupação com a primeira leitura feita do OE2019: “não há um euro para a construção de novas residências de estudantes apesar de ser uma necessidade extrema em várias cidades do país e uma promessa do Primeiro-Ministro que anunciou um pacote de mais de 125 milhões de euros para construir residências. A residência de Rio Maior volta a ficar esquecida”
Os Deputados do PSD, à semelhança do que aconteceu em 2018, “estão disponíveis para apoiar e introduzir alterações ao OE2019 que ajudem a resolver o problema da residência de estudantes da Escola Superior de Desporto de Rio Maior.”

Perguntas enviadas ao MCES:

1 – Tem o Governo conhecimento das dificuldades financeiras do IP Santarém, em particular provocadas pelo défice crónico de cerca de 1,8 milhões de euros que se vem repetido, ano após ano, resultado de uma estimativa histórica feita de forma errada, injusta e nunca corrigida apesar de todos os esforços feitos por esta instituição junto do Ministério da Ciência e Ensino Superior?
2 - Quando pretende o Governo corrigir o subfinanciamento relativo a 2018 do IPS transferindo para esta instituição os 2,2 milhões de euros necessários para cumprir as suas responsabilidades com pessoal e fornecedores?
3- Está o governo disponível para apoiar financeiramente o Instituto Politécnico de Santarém na construção da residência de estudantes da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, escola que tem hoje cerca de 1000 estudantes que enfrentam graves dificuldades de alojamento?

22-10-2018 Partilhar Recomendar
04-10-2018
Como vota o PCP se o Orçamento voltar a ignorar as necessidades do distrito de Santarém?
    A questão foi colocada por Nuno Serra à bancada comunista.
01-10-2018
Deputados do PSD reúnem com a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo
    Os sociais-democratas eleitos pelo distrito de Santarém saíram da reunião preocupados com a falta de investimento e com o fracasso da descentralização.
18-07-2018
PSD defende o reforço do número de profissionais no Hospital de Cantanhede
    Os sociais-democratas exigem respostas do Ministro da Saúde sobre a situação desta unidade hospitalar.
12-07-2018
Governo volta a falhar no Hospital de Santarém
    Os deputados eleitos pela Região constataram essa realidade após reunirem com a Administração do Hospital Distrital de Santarém.
06-07-2018
Sociais-democratas contestam redução de turmas nos colégios de Fátima
    Os deputados do PSD levaram até ao Ministro da Educação o descontentamento da população com esta decisão.
04-07-2018
Deputados do PSD acusam Governo de irresponsabilidade total na gestão das 35 horas nos hospitais
    Duarte Marques, Teresa Leal Coelho e Nuno Serra estiveram no terreno a avaliar as consequências da decisão do executivo.
14-06-2018
Deputados do PSD responsabilizam “austeridade escondida do governo” por vetos do Tribunal de Contas ao Hospital de Santarém
    Os deputados acusam o Ministério das Finanças de estrangular financeiramente o Hospital.
13-03-2018
Deputados do PSD eleitos por Santarém questionam o governo sobre encerramento da Ponte Rainha D. Amélia
    Nuno Serra, Duarte Marques e Teresa Leal Coelho querem saber quais os planos do executivo para corrigir a atual situação.
19-07-2017
PSD quer que o Governo tome medidas com vista à despoluição do Rio Almonda e seus afluentes
    A iniciativa dos sociais-democratas foi apresentada pelo deputado Duarte Marques.
14-03-2017
Deputados do PSD apelam ao bom senso do Governo e pedem inversão da decisão de fechar CGD na Golegã
    Os sociais-democratas eleitos pela Região consideram injusta a decisão tomada.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas