Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Pedro Roque reuniu com o Embaixador da Palestina
O deputado e Presidente da Assembleia Parlamentar do Mediterrâneo anunciou que é objetivo da Assembleia contribuir para o regresso a um processo de paz.
O Deputado Pedro Roque, na sua qualidade de Presidente da Assembleia Parlamentar do Mediterrâneo (APM), recebeu o Embaixador da Palestina, Nabil Abuzanid, em visita de cortesia no passado dia 27 de fevereiro. O Embaixador agradeceu a marcação da reunião, referiu ser sempre um prazer poder encontrar-se com apoiantes da paz. Sente que Portugal é um país que apoia a Palestina e mantém boas relações e influência junto de Israel. Referiu esperar que este encontro signifique um incremento das relações futuras, na medida em que o trabalho da paz é de todos e bom para todos. A Palestina é uma porta para o mundo árabe, para a paz e para a justiça. A reunião foi solicitada com o objetivo de pedir o conselho de amigos relativamente ao que deve ser feito no quadro das relações bilaterais, mas também no seio da UE, da APM. Mencionou a existência de um convite ao Presidente da República de Portugal para visitar a Palestina, que se espera poder ser concretizado em 2018.
Por seu turno, Pedro Roque agradeceu o convite e explicou que estava a receber na qualidade de Presidente da organização. Referiu as suas visitas à Palestina e a Jerusalém, bem como o facto de ser secundado no cargo por um Vice-Presidente palestiniano e um Vice-Presidente israelita. Lembrou a Declaração da Assembleia Parlamentar do Mediterrâneo sobre o processo de paz no Médio Oriente, que reitera o empenho na “Solução dos Dois Estados” no âmbito das diferentes resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas e afirmou que a APM não abdicará de procurar acordo nos assuntos fundamentais (estatuto de Jerusalém, fronteiras, segurança, colonatos e água). A APM quer contribuir para o regresso ao processo de paz, pelo menos ao nível parlamentar, considerando que a diplomacia parlamentar pode ser especialmente importante num momento em que as relações ao nível dos executivos estão mais tensas.
O Embaixador agradeceu as palavras, mencionando esperar posições mais fortes da comunidade internacional, uma vez que considera que a abordagem tradicional não tem resultado e, na sua perspetiva, sem medidas mais fortes, Israel vai continuar a sua política de confisco de terras e progressivamente a tornar impossível a Solução de Dois Estados. Afirmou que a Palestina tem sido flexível relativamente ao controlo de fronteiras e aos refugiados, abandonou a resistência, mas não sabe o que é que a comunidade internacional espera mais da Palestina.
O Presidente da APM respondeu que, face às recentes posições dos EUA, a UE deve ter um papel mais assertivo, como forma de servir de contrapeso aos EUA, mas que é difícil definir política externa no contexto da UE por falta de consenso. Reiterou ainda o compromisso da APM em colaborar para o processo negocial de paz, a nível parlamentar, no quadro de uma cimeira a ter lugar em breve na margem jordana do Mar Morto e em que, para além dos parlamentares israelitas e palestinianos, contará com o apoio da Jordânia e do Egito.

06-03-2018 Partilhar Recomendar
14-11-2019
Grupo Parlamentar do PSD elegeu Coordenadores e Vice-coordenadores
   
08-07-2019
Nilza de Sena eleita Vice-Presidente da OSCE-AP
    É a primeira vez que um deputado do PSD alcança uma posição tão elevada nesta Organização.
24-01-2019
Duarte Marques reeleito Presidente da Comissão para as Diásporas do Conselho da Europa
    O social-democrata mantém-se também como Coordenador da Plataforma para as Políticas da Diáspora.
24-09-2018
Duarte Marques eleito Presidente da Comissão para as Diásporas do Conselho da Europa
    O deputado do PSD vai Coordenar a Plataforma Europeia para as Políticas da Diáspora.
26-02-2018
Pedro Roque assina memorando de entendimento com o Parlamento Árabe
    O acordo, assinado na qualidade de Presidente da Assembleia Parlamentar do Mediterrâneo, visa reforçar a colaboração e promover o diálogo árabe-euro-mediterrânico.
20-02-2018
Ângela Guerra participa em Conferência da Universal Peace Federation no Parlamento da Coreia do Sul
    A deputada referiu-se à importância da construção de um mundo de paz duradoura, assente na interdependência, prosperidade mútua e valores universais.
06-02-2018
Seminário sobre o “Mecanismo Europeu de Proteção Civil”
    Conheça o Programa e Participe.
31-01-2018
Pedro Roque coordenou a 7ª Reunião de Alto Nível dos Parlamentos dos Estados-Membros
    O deputado do PSD assumiu essa coordenação na qualidade de Presidente da Assembleia Parlamentar do Mediterrâneo.
25-01-2018
Luís Leite Ramos eleito Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do PPE no Conselho da Europa
    O deputado passa a integrar o órgão que tem a responsabilidade de definir as prioridades políticas, as votações mais importantes e as iniciativas que são apresentadas.
12-07-2017
Nilza de Sena reeleita Presidente da Comissão Geral para os Assuntos Económicos, Ciência, Tecnologia e Ambiente da OSCE
    A deputada assume o cargo para um segundo mandado.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas