Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
PSD quer promover a inovação na economia
Luís Leite Ramos apresentou o Projeto do PSD que contém 33 medidas e linhas de atuação neste para este sector.
No debate de urgência sobre "Inovação da Economia Portuguesa", Luís Leite Ramos começou por recordar que Portugal realizou, nos últimos anos, progressos notáveis na reposição da sua competitividade externa, perdida quase continuamente desde a adesão à moeda única até à implosão da crise financeira internacional em 2009. De acordo com o Vice-Presidente da bancada do PSD, em 2015 praticamente todas as perdas de quota de mercado acumuladas desde 99 tinham sido anuladas. “Estes ganhos traduziram-se num amplo movimento de abertura da economia ao exterior, evidenciado no peso das exportações totais do PIB valores na ordem dos 43%. Portugal pôde assim, em 2015, terminar o segundo ano consecutivo com capacidade líquida de financiamento, crescimento e significativa reanimação do investimento, algo que não encontra paralelo nas últimas 4 décadas”, enfatizou o parlamentar.
De seguida, o social-democrata recordou os desequilíbrios do passado, originados pelas políticas erradas seguidas pelos socialistas, e declarou que tendo em conta a necessidade de prosseguir a trajetória dos últimos anos de afirmação da competitividade externa da nossa economia e ao valor estratégico que a inovação desempenha nesse quadro que o PSD submete ao Parlamento um projeto de resolução contendo 33 medidas e linhas de atuação neste domínio-chave das políticas públicas. “É nosso entender que uma aposta de sucesso em políticas públicas favoráveis à inovação incida em quatro áreas fundamentais: reforço dos escassos mecanismos de financiamento do empreendedorismo e capital de risco, transferência de conhecimento do meio académico para o meio empresarial, criação de um ecossistema favorável à assunção do risco e inovação, e atração do investimento e investidores estrangeiros”.
Sublinhando que em qualquer um destes domínios Portugal fez progressos nos últimos anos, Luís Leite Ramos recordou que apesar das dificuldades, “conseguimos manter níveis de afetação de recursos orçamentais à investigação e desenvolvimento, fundamentais para a inovação, próximos dos seus máximos históricos. Em 2015, atingiram um montante próximo de 1.800 milhões de euros, o valor mais elevado de sempre”.
A terminar, Luís Leite Ramos enunciou que o PSD está disposto a discutir programas construtivos, assentes em apostas de valor estratégico para o país, como é a inovação na economia. “Mas é ao governo e a mais ninguém que compete inverter caminho e criar o ambiente de confiança sem o qual tudo não passa de promessas vãs e propaganda inconsequente”, rematou.

14-04-2016 Partilhar Recomendar
02-02-2018
Reprogramação do Portugal 2020: governo tem atuado nas costas dos portugueses
    Luís Leite Ramos afirmou que o PSD só participará numa Comissão de Acompanhamento do Processo de Definição da «Estratégia Portugal 2030» se esta não representar um simulacro de debate.
01-02-2018
Esquerda deu uma “grande machadada” na legislação laboral
    No debate quinzenal com o Primeiro-Ministro, Hugo Soares acusou ainda António Costa de ser “impreparado” e de ceder a tudo com o único propósito de manter a geringonça no poder.
31-01-2018
PSD defende a criação de um registo nacional único e CAE específico para a atividade económica itinerante de diversão
    António Costa Silva apresentou a iniciativa dos sociais-democratas.
04-01-2018
“Queremos um Novo Ano em que o Estado não falhe aos cidadãos”
    Maria Luís Albuquerque frisou que o “PSD não assumirá o ónus das escolhas que não são as suas. Seremos sempre responsáveis, nunca seremos cúmplices”.
04-01-2018
“Em 2017 o Estado falhou e o governo mostrou a sua verdadeira face”
    José Cesário assinalou a “desresponsabilização”, “desprezo” e “insensibilidade” do executivo.
20-12-2017
“Este foi um ano bem penoso para os portugueses e a responsabilidade é sua que é Primeiro-Ministro”
    Hugo Soares contrariou António Costa e desafiou-o a pronunciar-se sobre a coerência do governo em assuntos como a associação Raríssimas, os CTT, o Salário Mínimo Nacional e o Montepio.
19-12-2017
PSD defende a eliminação de problemas e bloqueios que dificultam a vida às empresas
    António Costa Silva apresentou o Projeto de Resolução do PSD que visa suprimir os entraves que dificultam a atividade económica e o investimento.
29-11-2017
PSD apresenta propostas para apoiar as empresas e os territórios que foram atingidos pelos incêndios
    Luís Leite Ramos frisou que estas medidas são urgentes e visam resolver problemas que afetam empresas e populações.
03-11-2017
“Este é um Orçamento ideológico a pensar na manutenção do poder e não nos portugueses”
    Luís Leite Ramos considera que este Orçamento prossegue um caminho errado e eleitoralista.
27-10-2017
Joel Sá enfatiza importância da indústria da ourivesaria
    No debate sobre o regime jurídico da ourivesaria e das contrastarias, o deputado manifestou a disponibilidade do PSD para a revisão desse regime.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas