Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
“Cativações nas entidades reguladoras lesam o interesse do Estado e dos portugueses”
Carlos Silva considera que é a independência das entidades reguladoras que está em causa.

Partilhar  
Madeira: Sara Madruga da Costa reúne com delegação regional da Ordem dos Psicólogos
A deputada lamentou que o governo da República não siga o exemplo dado pelo governo Regional na contratação de profissionais.
A contratação de psicólogos para a proteção civil, anunciada ontem pelo Governo Regional da Madeira, foi aplaudida pelos profissionais e “é uma boa notícia”, referiu Sara Madruga da Costa no final da reunião no Funchal com a delegação regional da Ordem dos Psicólogos.
“A Região ao contrário da República, tem vindo a fazer ao longo dos anos um grande esforço na valorização dos psicólogos e na contratação de mais profissionais para os serviços públicos” destacou a parlamentar madeirense na Assembleia da República.
“Enquanto neste momento se discute a consagração no próximo Orçamento de Estado a... (ver mais)
Partilhar  
PSD quer impedir as cativações de verbas nas entidades reguladoras
A iniciativa dos sociais-democratas foi apresentada por Duarte Pacheco.
“Uma economia de mercado e um Estado de direito exigem entidades reguladoras independentes. Independentes não só na lei, mas com autonomia real, financeira, administrativa e de gestão. Sabemos que o PS convive mal com entidades independentes e, de preferência, gosta de as controlar e de as ter na mão”. Foram estas as palavras iniciais de Duarte Pacheco na apresentação, esta sexta-feira, do Projeto de Lei do PSD que visa impedir as cativações de verbas nas entidades reguladoras.
De acordo com o deputado, o governo, utilizando a prática das cativações, sufocou as entidades reguladoras. “Não somos nós que os dizemos, são as próprias entidades que o vieram dizer. Vieram dizer que não tinham dinheiro devido às cativações, apesar de recursos próprios para contratar... (ver mais)
Partilhar  
António Costa Silva acusa esquerda radical de "balburdia legislativa"
Em causa o decreto que garante o exercício do direito de preferência pelos arrendatários.
Na reapreciação do Decreto que “garante o exercício do direito de preferência pelos arrendatários”, António Costa Silva afirmou que com “esta balburdia legislativa, feita e votada à pressa”, a esquerda radical quis “afundar o Porta Aviões. Mas para isso não se preocuparam se iriam afundar todos os todos os pequenos navios e pequenas embarcações que existem por todo lado. É precisamente este tipo de Leis, feitas à medida, aquilo que não deve ser feito nesta Assembleia. Quiseram fazer uma Lei, que deve ser universal, mas que tinha um único objetivo: ir contra um negócio em concreto”.
De seguida, o Vice-Presidente da bancada do PSD recordou que com esta iniciativa a Comunicação Prevista aos Arrendatários para o gozo de Direito de Preferência passava de 8 dias para 160... (ver mais)
Partilhar  
Pedro Pimpão defende valorização dos agentes educativos
Intervenção do social-democrata no debate parlamentar sobre o início do Ano Letivo.
No debate de urgência sobre o início do Ano Letivo, Pedro Pimpão lamentou que os partidos não tenham deixado uma palavra de estímulo e incentivo aos milhares de alunos que, do pré-escolar ao ensino superior, regressam às aulas um pouco por todo o país. Sublinhando que é o aluno que está no centro da política educativa em Portugal, o social-democrata frisou que se impõe também uma palavra de confiança a todos os professores, educadores, técnicos e auxiliares, a quem nem sempre tem sido reconhecido o valor.
Pedro Pimpão adiantou ainda que esta é também uma época de incertezas e intranquilidade, desde logo ao nível da classe docente. Lamentando que também nesta área a palavra dada não tenha sido honrada, o deputado acusou o Ministro da Educação de ser cúmplice de uma... (ver mais)
Partilhar  
Educação: sobranceria e irresponsabilidade do governo originam confusão, instabilidade e incerteza
Margarida Mano elencou alguns dos problemas que enquadram o início deste ano letivo e pediu humildade ao Ministro.
No debate de urgência sobre o início do Ano Letivo, Margarida Mano deixou uma palavra de apoio e estímulo a todos aqueles que, num ritual de esperança, dão corpo a este início. “A primeira mensagem do PSD é por isso de agradecimento a todos os envolvidos que, na sua missão educativa, acreditam, trabalham e se empenham no desenvolvimento do País. Fazem-no para lá do debate parlamentar e muitas vezes, apesar da ação, ou inação, do governo”.
Sublinhando que a sobranceria e irresponsabilidade do executivo originam confusão, instabilidade e incerteza, a Vice-Presidente da bancada do PSD lamentou que a resposta do Ministro seja “um auto-elogio acrítico do Governo sem, ao menos, reconhecer os problemas que tem de enfrentar neste início de ano letivo”.
Dirigindo-se ao... (ver mais)
Partilhar  
Governo encerrou a esquadra da PSP na freguesia das Avenidas Novas com a cumplicidade política da Câmara Municipal de Lisboa
Sandra Pereira contestou o comportamento do governo e município em todo o processo.
Sandra Pereira reconheceu, esta quinta-feira, a pertinência da Petição que solicita a instalação de uma esquadra da Polícia de Segurança Pública na área da freguesia das Avenidas Novas, em Lisboa. De acordo com a deputada, esta freguesia não dispõe de nenhuma esquadra dentro da sua área geográfica, isto porque o governo, a pretexto de uma questão administrativa, encerrou a 31ª esquadra no dia de Natal, “apesar das garantias constantemente dadas ao Presidente da Junta de que tal não iria suceder”.
Recuando um pouco no tempo, a parlamentar fez de seguida uma resenha histórica de como foi possível chegarmos a esta situação. Recorda Sandra Pereira que, em 2008, “a 17ª esquadra foi encerrada na sequência de uma ação de despejo, não tendo vindo a ser reinstalada... (ver mais)
Partilhar  
“O governo é o campeão das cativações que prejudicam gravemente o Serviço Público de Educação”
Segundo Germana Rocha essas cativações provocam falhas no apoio aos Agentes Educativos e aos alunos com Necessidades Educativas Especiais.
O Parlamento apreciou, esta quinta-feira, uma Petição da iniciativa da Federação das Associações de Pais do Concelho de Vila Nova de Gaia, que solicita uma resposta urgente e efetiva na colocação de assistentes operacionais nas escolas públicas portuguesas. Germana Rocha, numa intervenção em nome do PSD, começou por saudar os peticionários e por lamentar que a resposta dada pelo governo tenha sido o início de mais um ano letivo marcado pela Grave Falta de Recursos Humanos.
De seguida, a parlamentar recordou que o governo está em funções há três anos e não há três dias, como parecem fazer crer os partidos à esquerda ao apresentarem semelhantes recomendações ao governo. Pior ainda, adianta, “este governo é nada mais nada menos que o campeão das cativações que... (ver mais)
Partilhar  
Pensões: introduzir equidade no sistema é o mais importante
Mercês Borges alertou para a importância de se corrigir as injustiças existentes sem que se criem novas.

Partilhar  
Ana Sofia Bettencourt: “temos um governo que ilude, engana e manipula”
Ana Sofia Bettencourt afirmou que o governo “assina e não cumpre, engana e não assume”.
Num debate sobre o arranque do ano letivo, Ana Sofia Bettencourt foi perentória em afirmar que “temos um governo que ilude, que engana e que manipula”. De acordo com a deputada, a área da educação é paradigmática nesta matéria: “temos um governo que ilude professores e os partidos que o apoiam também iludem os professores; temos um governo que manipula as famílias; e temos um governo que engana a opinião pública”.
Face a este cenário, a parlamentar deixou um agradecimento em nome dos sociais-democratas: “o PSD quer agradecer a professores, alunos, famílias e funcionários que, apesar das adversidades, conseguiram iniciar o ano letivo com alguma tranquilidade”.
No que respeita à atuação do executivo, Ana Sofia Bettencourt referiu que o governo só quer “parangonas... (ver mais)
Partilhar  
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas